sexta-feira, 20 de abril de 2012

Roma em 6 dias para iniciantes!

Caríssimos,
conforme prometido, a seguir postarei um breve relato com dicas simples mas que me foram muito úteis sobre minha viagem a Roma em Janeiro de 2012.



1º dia - Piazza Venezia, Fórum Romano e Coliseu

No primeiro dia chegamos cedo a Roma, em voo direto do RJ pela Alitalia (aproximadamente 12h). Do aeroporto seguimos de trem até a estação Termini que ficava “próxima” ao nosso Hotel (Hotel Monte Carlo Roma). Sobre o hotel eu comento em outro post. No aeroporto de Fiumicino, siga as indicações para a estação de trem anexa ao aeroporto, utilize os trens da "Leonardo Express", uma conexão direta de trem do aeroporto a estação Termini sem paradas. Duração de 30min e custo de 14 Euros.
Bom, da estação até o hotel estando com malas eu recomendo pegar um taxi, mas eu achei que fosse perto, e fomos andando até o hotel, entretanto meus amigos, com duas malas, passou de 500 metros já considere como longe!! Não foi uma experiência muito legal atravessar a Piazza Cinquecento, em frente à estação Termini, puxando duas malas, mas valeu a experiência. Fica então uma dica: chegando cansado de uma viagem de 12 horas, faça um bem para você mesmo e pegue um taxi até o hotel, parece óbvio, mas vimos muita gente puxando malas pelas ruas de Roma. A parte ferroviária até que foi sem stress, mas o trecho da estação Termini até o hotel foi um pouco cansativo, avalie as distâncias antes de decidir ir a pé.

Chegamos cedo ao hotel, mas o check in era somente a partir das 14h, sendo assim, guardamos as malas numa sala reservada e fomos para rua andar e apreciar Roma. Lembre-se, em Roma prepare calçados confortáveis, um mapa da cidade, um inglês apenas razoável e você chegará onde quiser. A cada esquina um monumento, uma construção de milhares de anos atrás (sem exageros) e muitas fotos bonitas para você registrar.

Monumento a Victório Emanuelle

Seguindo o planejamento prévio, seguimos a pé do hotel até a Piazza Venezia (~2km) onde se encontra o Monumento a Vitorio Emanuelle . Uma linda construção que vale várias fotos. De lá seguimos até o Monte Capitolini, onde se encontra o Museu Capitolini e de onde tem-se uma bela vista do Forum Romano.


Forum Romano ao fundo

Seguimos então pela Via dei Fori Imperiali, onde à esquerda avistamos as ruínas do Foro Traiano. Mais à frente, entramos no Forum Romano (vale à pena comprar o ingresso combinado Forum Romano + Coliseu, tem validade de dois dias e você não precisará enfrentar a fila do Coliseu). No Forum Romano seguimos as indicações e aproveitamos a vista das ruínas, uma experiência fantástica, tente imaginar como eram as construções daquela época. 


Forum Romano


Saindo do Forum Romano tiramos uma fotos no Arco de Costantino e no Coliseu (somente por fora). 
Coliseu

Arco de Constantino

Como estávamos muito cansados, decidimos deixar para entrar no Coliseu no dia seguinte. Já passava de 15h e a fome apertou. Decidimos experimentar a famosa massa italiana.


Uma autêntica Lasagna Italiana!!


2º dia - Coliseu, Compras na Via Del Corso, Piazza del Popolo e  Piazza di Spagna

Foi um dia bem cansativo, mas muito agradável também. Inicialmente havíamos planejado ir ao Vaticano, mas como bem lembrado pela minha esposa, o ingresso combinado do Fórum Romano + Coliseu, comprado no dia anterior, tinha validade até aquele dia, então resolvemos mudar. Partimos então pela manhã para o Coliseu, e com o ingresso na mão, deixamos a fila da bilheteria para trás. É um passeio imperdível, ver aquelas ruínas e imaginar as batalhas sangrentas que eram realizadas naquela época.



Coliseu

Saindo do Coliseu, resolvemos ir caminhando até a Piazza Venezia, onde começa a Via Del Corso. Nesta rua, pode-se afirmar que é o paraíso de Roma em se tratando de compras. Diversas lojas de marcas famosas, e em Janeiro é época de liquidação de inverno. Tomamos um capuccino na Piazza Venezia e iniciamos o percurso pela Via Del Corso. No meio do caminho paramos para almoçar num restaurante chamado AutoGrill, com um preço é bem justo, o restaurante é uma espécie de self-service com preços fixos para cada prato (massas, carnes, saladas, sobremesas, etc). Após o almoço continuamos pela Via Del Corso vendo as vitrines e comprando até chegarmos na Piazza del Popolo. Uma praça muito charmosa, com um obelisco no centro, vale uma foto. 



Piazza Del Popolo


De lá seguimos pela via Del Balbuino até a Piazza de Spagna. Uma praça diferente das outras, não só com uma fonte, mas com uma bela escadaria que dá acesso a igreja Trinità dei Monti, mas como estávamos exaustos, tiramos apenas algumas fotos na fonte e deixamos para subir a escadaria até a igreja em outro dia. Retornamos de metrô até o hotel.



3º dia - Vaticano

Este dia foi sem dúvida alguma o dia mais cansativo em Roma. Para chegar ao Vaticano, partindo do Termini, há duas opções, de metrô (linha A) sentido Batistini, descendo na estação San Pietro, ou então de ônibus (linha 64). Chegando ao Vaticano, a grandiosidade da construção da Praça São Pedro e da Basílica impressionam, é realmente muito lindo e impactante. Iniciamos o passeio pela Basílica de São Pedro e só então partimos para os Museus do Vaticano e a Capela Sistina.



Basílica de São Pedro


Na Basílica, mantenha um comportamento adequado, afinal de contas é um lugar sagrado para os católicos. Dentro da Basílica há um museu onde encontram-se as tumbas dos Papas (inclusive do último Papa, João Paulo II), particularmente eu não quis entrar, custa 7 euros e achei melhor poupar energia para os Museus do Vaticano.
Saindo da Basílica, siga as indicações para chegar aos Museus do Vaticano. Antes, um parênteses, me indicaram comprar o bilhete antecipado para os Museus do Vaticano e Capela Sistina para evitar as filas. Muito bem, assim o fiz, comprei os ingressos pela internet (link), paguei 4 euros de taxa, mas para minha surpresa, chegando na entrada do museu, cadê a fila? Isso mesmo, a dica vale para alta temporada, quando o Museu está lotado, nesta época do ano não é necessário, mas tudo bem, fica a dica. Chegando no museu, há a opção de dois caminhos, um longo e outro mais curto, ambos terminam na Capela Sistina. Prepare-se, beba água, vá ao banheiro e embarque nas galerias dos Museus. O fim do passeio termina na Capela Sistina onde há a famosa pintura de Michelangelo no teto, atenção, não pode fotografar, apenas admire, vale o ingresso!




Museus do Vaticano

4º dia - Villa Borghese, Fontana di Trevi, Piazza di Spagna e Pantheon

Villa Borghese: um passeio ao ar livre em um grande parque!! Reserve algumas horas de uma manhã ensolarada para passear por entre as árvores e jardins da Villa Borghese. Para os adeptos das pedaladas, o parque dispõe de aluguel de bicicletas comuns e também bicicletas para toda a família com vários lugares disponíveis, onde todos pedalam ao mesmo tempo. Tem também aluguel de bicicletas elétricas. Se preferir ande a pé mesmo e fotografe à vontade. A entrada no parque é gratuita. Para que gosta, tem também um Jardim Zoológico dentro da Villa, neste caso há cobrança de ingresso.


Villa Borghese

Jardim Zoológico




Sobre a Fontana, particularmente eu e minha esposa achamos simplesmente encantadora. Como pode um monumento daquele tamanho, "surgir" repentinamente em uma pequena praça? Ficamos um bom tempo apreciando a beleza da fonte e fotografando-a por diversos ângulos. Saímos de lá, prometendo voltar à noite para tomar um sorvete italiano apreciando sua beleza. Não esqueça de jogar uma moedinha e fazer um pedido, é uma tradição.



Fontana Di Trevi


Da Fontana, paramos para almoçar e recarregar as energias. A próxima parada foi a Piazza di Spagna, com direito a subir as escadarias até a igreja Trinità dei Monti, de onde tem-se uma bela vista de Roma. Na escadaria cuidado com um pessoal meio estranho que ficam oferecendo rosas para as mulheres, depois eles vão querer algum trocado de volta. Percebi também uns caras oferecendo drogas para os mais jovens, fique atento.


A famosa escadaria da Piazza di Spagna 

A igreja Trinità dei Monti


Piazza di Spagna

Vista de Roma do alto da igreja Trinità dei Monti



Já no entardecer, partimos a pé para o Pantheon. Este belo monumento fica mais bonito com o dia terminando e a noite começando, vale muitas fotos. Saindo do Pantheon, tome um café, um capuccino ou faça como eu, beba uma cerveja geladíssima na praça para relaxar enquanto aprecia o visual.



Pantheon ao entardecer...

Pantheon à noite...

Aceita uma cerveja gelada?!!


Já de noite, conforme combinado, voltamos até a Fontana di Trevi para apreciá-la iluminada. Apenas uma palavra descreve o visual: fascinante.





5º dia - Castelo de Sant’Angelo, Piazza Navonna e Piazza Campo Dei Fiori

Este dia foi relativamente light, também já estávamos um pouco cansados e ainda teríamos 7 dias em Paris, mas isso eu conto mais tarde em outro post.
Para chegar até o Castelo de Sant' Angelo pegamos o ônibus 64 na praça em frente à estação Termini, mas poderíamos ir de metrô e descer na estação San Pietro no Vaticano. É isso mesmo, o Castelo fica muito próximo ao Vaticano, entretanto, visitar os Museus e o Castelo no mesmo dia acho cansativo. E como o planejamento estava folgado, deixamos o Castelo para este dia. É uma construção muito bonita e enorme, o visual lá do topo é bem legal, vale várias fotos.


Chegando no Castelo...

Essa foto ficou boa!!

Castelo de Sant'Angelo

Essa também ficou show, vista do alto do Castelo



Do Castelo, almoçamos em um restaurante próximo e partimos a pé, como deve ser em Roma, para a Piazza Navonna. Esta agradável praça tem duas fontes e é onde encontra-se a Embaixada do Brasil. Sente em um restaurante, tome um café e assista a alguma apresentação dos diversos artistas de rua que se apresentam nesta praça. Vale várias fotos.














Próximo à Piazza Navonna seguimos andando até a Piazza Campo Dei Fiori. Particularmente não achei nada demais nesta praça.


6º dia – Piazza República, Basílica S. Maria D. Angeli e dei Martiri, Campidoglio, Teatro di Marcello e Fontana di Trevi de novo!!

No último dia, já havíamos visto praticamente tudo que estava planejado, resolvemos então sair andando por outras ruas que ainda não tínhamos passado para curtir o Sol e comprar umas lembrancinhas de Roma.
Próximo ao Termini fica a Piazza República onde encontra a Basílica S. Maria D. Angeli, esta basílica não estava relatada em qualquer blog consultado, mas foi uma surpresa. Trata-se de uma grande e bela Basílica, com belíssimas obras e altares. Foi muito legal, não estava planejado, então foi melhor ainda. Partindo da Piazza República, fomos andando até o Campidoglio e caminhamos até o Teatro de Marcelo, retornamos até a Via Del Corso, onde pode-se comprar muitas lembrancinhas nas ruas transversais. Para se despedir de Roma, voltamos à Fontana para apreciá-la saboreando um autêntico sorvete italiano.


Bem amigos, esta foi a minha experiência de 6 dias em Roma. Espero que ajude no planejamento de suas viagens. A seguir dou crédito às minhas fontes de consulta utilizadas no planejamento da viagem.


Abraços a todos.


Maurício Noronha


Sites consultados:


www.viajenaviagem.com.br
http://dicasderoma.com.br/
http://www.turismoroma.it
http://www.cadernetadeviagem.com
http://www.guideroma.com/Portugues/home-pt.asp
http://www.vatican.va/phome_po.htm











Nenhum comentário:

Postar um comentário